Obrigada pela vista, não esqueçam de deixar um recadinho!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sugestões para o Dia Nacional do Livro Infantil na Escola ou na Sala de Leitura


A minha Escola resolveu lembrar o Dia Nacional do Livro Infantil no momento cívico, eis aí as ideias, onde eu estou coordenando - depois posto o projeto!

  • A coordenadora da sala de leitura - professora Érica Pizapio (eu) - montou um informativo que foi entregue para todos os alunos - onde fala sobre Monteiro Lobato, suas obras e incentiva os alunos para a leitura;
  • Apresentou um quadro com a imagem do autor e falou brevemente sobre a vida dele e como ele começou a escrever para as crianças;
  • Foi feito um mural especial para o dia nacional do Livro Infantil, decorado com os personagens do Sitio do Picapau Amarelo e com a foto de Monteiro Lobato - enfatizando o dia 18 de abril;
  • No momento civico a coordenadora da sala de leitura mostrou algumas obras de Monteiro Lobato e sugeriu que eles emprestem para leitura;
  • A seguir a coordenadora leu para todos os alunos o conto do "Macaco e do Coelho" do livro "Histórias da Tia Nastácia" - os alunos apreciaram!
  • E durante a semana a coordenadora estará realizando leituras do livro citado a cima, nas salas de aulas em momentos organizados pelos professores.
Fica então a dicas e Viva Monteiro Lobato!!! Vejam alguma fotos!

Sugestão de mural - como o meu tempo é curto - imprimi os personagens em colorido e colei em papel cartão, deixando um bordazinha em volta ao recortar.Montei o letreiro com um molde que já disponho, onde deixa claro a data de hoje.



Na hora do momento cívico, apresentei para os alunos a foto de Monteiro Lobato - neste caso já tínhamos esta aí  - mas para quem não tem, basta imprimir da internet.




O melhor momento foi quando li para eles um conto de Monteiro Lobato, fazendo voz, caras e bocas,  eles ficaram tão quietinhos que dava gosto! E os contos e histórias irão continuar durante toda a semana com a leitura itinerante - onde eu já fiz um horário com cada professora e vou até as salas de aula para contar histórias para os alunos - deste livro aí -  que também você baixá-lo gratuitamente neste link a baixo e ler no computador ou projetor multimídias ou imprimir,caso não tenha na sua escola;
Baixe o livro "Histórias da Tia Nastácia" aqui ttp://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/Estorias_miniweb/lobato/Historias_de_Tia_Nastacia.pdf






Os alunos receberam um informativo que dizia o seguinte:

Dia 18 de Abril é o Dia Nacional do Livro Infantil 
É data de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato! Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. E não parou por aí, misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.
Ler um livro de Monteiro Lobato ou qualquer outro é entrar em um mundo novo e explorá-lo! Pois é, o livro é mágico por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar.
Alguns livros que Monteiro Lobato escreveu para as crianças e jovens e que estão disponíveis na nossa escola:Minhas memórias de Lobato, Emília no País da Gramática,fábulas,O Saci, Histórias das invenções, entre outros.
Se você ainda não mergulhou nas aventuras mágicas dos livros, indicamos alguns escritores brasileiros para você começar: Ziraldo, Monteiro Lobato, Ruth Rocha,Eva Furnari,Sylvia Orthof, entre outros.
Abraços da Prfª Érica Pizapio: coordenadora da Sala de Leitura da Escola Julieta Vilela Velozo.

E aqui uns trechos do mural! Tudo simples, mas vale a pena!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! O Blog Ensinar Exige Alegria, agradece e fica feliz com o seu comentário. Volte outras vezes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...