Obrigada pela vista, não esqueçam de deixar um recadinho!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Atividades e Brincadeiras Dia do Índio

Atividades e brincadeiras Dia do Índio

PESCARIA
Objetivo: desenvolver a coordenação motora
Conteúdo: movimento
Materias: piscina, vara de pescar, barbante, peixes de plástico, fita adesiva e etiqueta.

Metodologia:
comente com a turma que a natureza é muito importante para os índios e que a casa antigamente era cercada por florestas, que as tribos, ainda hoje vivem isoladas, que eles vivem entre o equilíbrio com a natureza, desse habitat os índios retiram seus alimentos, tais como a caça e a pesca. Para explorar esse contexto,proponha uma pescaria com a classe. Se na escola não houver piscina, utilize bacias e baldes com água. Nomeie os peixinhos de plásticos com etiquetas, tipo: pirarucu, dourado, etc. crie varinhas de bambu ou varas de qualquer outro vegetal, procure colocar os recipientes com água num lugar onde a escola tenha um canto verde, tipo com arvores e gramados.

ESCOLHA DO CACIQUE


Objetivos: conhecer e analisar os costumes indígenas, a história desses povos e a influencia deles em nossa vida.
Conteúdo: Movimento;
Materiais: cocar 9 pode fazer de EVA, papel tipo cartão, enfeitar com penas coloridas, folhas verdes das árvores, etc).
Metodologia:
• Explique para os alunos que os índios vivem em aldeias que na maioria das vezes é comandadas por chefes denominados de cacique, tuxanás, ou morubixabas e essa transmissão de chefia pode ser hereditária ou consensual.
• Em seguida combine com a turma que você irá esconder o cocar em algum lugar (seja no pátio ou na sala) e quem encontra-lo será denominado “cacique” e assim por diante, você pode utilizar esta brincadeira a semana toda.

COISAS DE ÍNDIO E COISAS DE BRANCO

Objetivo: trabalhar a associação e a interpretação além de aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania.
Conteúdos: Linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.

Metodologia: Converse com a turma sobre a vida e os costumes dos índios, então elabore cenas utilizando de dois em dois alunos.
• Peça que um imite um branco fazendo compra num supermercado e outro imite um índio pescando ou caçando;
• Uma mulher branca se maquiando e a índia pintando o rosto;
• Uma mulher branca empurrando o carrinho com bebê e a índia carregando o bebê no cesto;
• Mulher branca cozinhando no fogão à gás ou microondas e a índia fazendo comida na tribo..você pode criar inúmeras situações.

INTERESSANTE: Faça uma exposição onde os alunos tragam objetos que tem em casa os quais representam os trabalhos dos índios, tipo: peneiras de palhas, cestos, vasilhames de barros, redes, colares de sementes variados, etc
Em seguida organize outra mesa no mesmo local com comidas ou alimentos derivadas dos índios, tais como: o milho, o cará, o inhame, peixes, cocos, etc...

Fonte modificada: Revista Educação Infantil nº 1, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! O Blog Ensinar Exige Alegria, agradece e fica feliz com o seu comentário. Volte outras vezes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...