Obrigada pela vista, não esqueçam de deixar um recadinho!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

JOGOS PEDAGÓGICOS

JOGOS PEDAGÓGICOS MINHA AUTORIA E DE MEUS ALUNOS

Aqui estão alguns jogos que adaptamos, criamos, inventamos, todos realizados com minha turma do 3º Semestre de Pedagogia da FAEC, a Faculdade em que trabalho. Os acadêmicos realizaram belíssimos jogos para desenvolver a leitura e a escrita, além de muitas outras habilidades todos construídos a partir de materiais simples e sucatas, tanto como caixas variadas, garrafa peti e muitos outros. Os jogos tem o poder para desenvolver uma aprendizagem prática e significativa na vida dos alunos, além do prazer e da alegria em aprender. Tenho muitos outros modelos e sugestões, vou postando conforme puder.
Obrigada meus amados acadêmicos por tudo que vocês tem contribuido, além da confecção foi realizada uma linda exposição para a sociedade e comunidade escolar, foram confeccionados mais de cem tipos de jogos.
Essa mesinha feita de caixa de papelão e decorada para jogar e guardar os jogos:


Sugestão Importante: para guardar os jogos utilizamos caixinhas e caixas de varios tamanhos todas decoradas além de potes decorados de margarina, mainose, latas de extrato de tomate, enfim tudo fica bonito e barato, pois as peças precisam ser guardadas com carinho e organização.
Espero que vocês gostem e aproveitem!

Jogo da Memória com Números

Objetivo: conhecer, identificar e reconher números, memória, raciocínio lógico,
MODO DE CONFECCIONAR:
- Para utilizar na Alfabetização ou na Educação Infantil, então utilizar números até 09.
- Cartas retangulares feitas de papel cartão , por exemplo, 10 centímetros de cumprimento por 5 de largura.
- Faça números nessas cartas com pincel atômico colorido de 0 á 9;
- Agora faça cartas do mesmo tamanho e mesma cores com a mesma quantidade, invés dos números, com imagens representando a quantidade.
- Este jogo pode ser feito com dois grupos das mesmas cartas, ou seja, 18 cartas com números repetindo duas vezes cada número e mesma coisa nas figuras, assim mais crianças jogarão no grupo.
AS REGRAS: podem-se utilizar as mesmas de outros jogos da memória, vence quem fizer mais par.

Memória de Rimas

Objetivo: Desenvolvimento da escrita, memória ágil, socialização.

MODO DE CONFECCIONAR: Fazer com cartas de papel cartão ou outro material de sua preferência;
- O numero de cartas pode ser acima de 20, contando que seja par;
- Escrever numa carta, por exemplo, “ANEL” tendo outra carta no meio do jogo, que terá uma rima parecida como, por exemplo, ‘PASTEL”
- Esse jogo é para crianças alfabetizadas ou em processo, para jogar com crianças da educação Infantil, utilizam-se desenhos no lugar das palavras.
- AS REGRAS: Joga-se como o jogo da memória ou da maneira que o professor achar melhor vence quem fizer mais pares e ler corretamente as palavras, no caso de imagens, vence quem juntar mais par identificando as figuras e as rimas.











Memória de Rimas



Objetivo: Desenvolvimento da escrita, memória ágil, socialização.

MODO DE CONFECCIONAR:
Fazer com cartas de papel cartão ou outro material de sua preferência;
- O numero de cartas pode ser acima de 20, contando que seja par;
- Escrever numa carta, por exemplo, “ANEL” tendo outra carta no meio do jogo, que terá uma rima parecida como, por exemplo, ‘PASTEL”
- Esse jogo é para crianças alfabetizadas ou em processo, para jogar com crianças da educação Infantil, utilizam-se desenhos no lugar das palavras.
- AS REGRAS: Joga-se como o jogo da memória ou da maneira que o professor achar melhor vence quem fizer mais pares e ler corretamente as palavras, no caso de imagens, vence quem juntar mais par identificando as figuras e as rimas.


FUTEBOL DE SOPRO

Objetivo: trabalhar músculos da face que ajudam no desenvolvimento da fala, além da agilidade, coordenação, espaço temporal.

MODO DE CONFECCIONAR:
pegue uma bolinha de desodorante rolon usado, então desenhe no papel cartão um campo de futebol, demarcado como na imagem, ou a seu critério, pode enfeitar mais se quiser.
Modo de Jogar: um aluno fica de um lado e o outro do outro lado e sopram a bolinha para fazer gol, vence aquele que fizer mais gol, conforme o tempo estipulado pelas regras do professor.





DOMINÓ DE PALAVRAS

Objetivo: reconhecer palavras por dedução e intuição, identificar as iniciais das palavras, ler, desenvolver a leitura, socializar, conviver com o colega,

MODO DE CONFECCIONAR: este jogo eu utilizo muito e sempre com turmas diferentes a reação é muito positiva. Fazer com cartas de papel cartão deixando o lado colorido para cima e colando uma imagem no lado que não tem cor. Selecione muitas figuras seja de bichos, de frutas, de coisas, as cartas devem ser entre 10 a 15 cm de comprimento por uns 5 de largura, então divida cada uma ao meio com canetinha colorida, num lado você cola a figura e no outro escreve o nome de uma figura que existe no jogo mas que não seja a mesma do desenho( como no exemplo a baixo). Então embaralha e divida para as crianças, pode ser de três, quatro, conforme a quantia de cartas, lembrando que o dominó deve conter no mínimo vinte cartas para ter mais sentido o jogo. Para jogar, utilize a forma de círculos, vai um, depois o outro, por exemplo, se o aluno 1 jogou a carta que contem o desenho do “tatu” e a palavra “ema”, o próximo deve ter em suas mão uma carta com a palavra “tatu” e o desenho “ema”, caso não tenha, deverá comprar e se não comprar a carta perde a vez e quem tiver joga, sempre é bom distribuir cinco cartas mais ou menos e deixar algumas no monte para crias suspense.






PEGA PONTOS:
Objetivo: Agilidade, esperteza, noção espacial, coordenação motora, socialização.
O jogo “Pega Pontos” é confeccionado com copinhos coloridos de aniversário, colados sobre uma caixa de camisa encapada, cada um enfeita do seu gosto. Então pode utilizar uma bolinha de plástico ou mesmo de desodorante rolon,. Joga-se entre duplas. Um joga a bolinha para cima e o outro tenta pegar com a caixa para que esta bolinha se encaixe dentro de um dos copinhos. Então atribua valores para os copos, por exemplo: AZUL= 1, VERDE=2, VERMELHO=3, AMARELO=4, e sucessivamente. Vence aquele que no final de tantas rodadas, fizer mais pontos. Lembrando que o professor deve orientar seus alunos no momento de lançar a bolinha de maneira que não prejudique o colega, nem com violência, nem muito alta, nem muito baixa.






TRILHA DO ALFABETO

Objetivo:
Conhecer o alfabeto identificando todas as letras de maneira prazerosa
MODO DE CONFECCIONAR: A trilha consiste em desenhar uma trilha contendo as letras do alfabeto num papel cartão com canetão preto, depois confeccione um dado, daí cada numero que cai a criança caminha a quantidade de casas e fala a letra onde tiver que parar, caso não consiga, deve pagar mico ou ficar uma rodada sem jogar. Vence quem chegar ao final por primeiro.





Boliche das Vogais ou do Alfabeto


Objetivo:Aprender, identificar e conhecer as vogais, socialização, entretenimento, aprender regras e limites, agilidade, movimento, coordenação motora, noção de espaço.

MODO DE CONFECCIONAR: você vai precisar de garrafas peti vazias, papel sulfite, fita adesiva e pincel atômico de varias cores.
- Corte a folha de papel sulfite ao meio na horizontal e escreva bem grande uma vogal;
- Cole com a fita adesiva no meio da garrafa peti, o papel que você escreveu a vogal, pode se escrever duas vogais por garrafas e assim sucessivamente.
- Para suas boliches ficarem lindas, uma dica é enfeita-las com adesivos de papeis de presentes, com florzinhas de EVA, com estrelinhas, bolinhas, etc, também fazer uma margem com a régua na folha de papel antes de colar na garrafa, assim o jogo fica mais elaborado e caprichado.
- Confeccione uma bolinha de meia ou de jornal amassado envolto com fita adesiva para lançar nos boliches ou da própria garrafa peti unindo dois fundos com fita adesiva.
- AS REGRAS: você pode dividir a sala em dois grupos de crianças, cada um tem sua vez para lançar a bola nos boliches. Cada boliche que derrubar deverá ler as vogais corretamente e assim marcará ponto para sua equipe, você também pode criar sua própria regra, lembrando que é um jogo muito barato e eficaz podendo ser jogado todos os dias no inicio ou no final das aulas. As crianças adoram.
IMPORTANTE: utilizar a mesma maneira para aprender o alfabeto, silabas, números, etc.



17 comentários:

Ana Lígia disse...

sou coordenadora pedagógica, no município de Carnaúba dos Dantas, RN. Amei esta postagem, colocarei em prática tudo que vi, com os professores da Escola onde trabalho. Parabéns!!!

cristina disse...

Amei os jogos. Parabéns!!!

Anônimo disse...

ADOREI AS DICAS.PARABÉNS PELO TRABALHO.JUSSARA ARCHANJO

Anônimo disse...

Parabèns por sua criatividade, também sou professora e vou confeccionar esses jogos.

Haquila disse...

Parabéns por sua criatividade! Adorei os jogos e pretendo execultar alguns em minha sala de aula. seu blogger é muito chamativo. obrigado!!!!

Cristiane disse...

Parabéns!!!
Gostei muito do seu blog,é atualizado e muito colorido isso chama a atenção,e as atividades são 10.

isi caroline disse...

Oi Erica, parabéns!!! gostei muito do seu trabalho. É de professores assim que precisamos no nosso Brasil!!!

Anônimo disse...

amei os jogos principalmente pelos materiais.Sua criatividade me ajudou muito.Parabéns.

Anônimo disse...

NOSSA ADOREI ESSAS ATIVIDADES, ESTAVA PROCURANDO HA MAIS DE 2 HORAS E NAO ESTAVA ENCONTRANDO NADA, MAS GRAÇAS A DEUS ENCONTREI ESSE SITE ELE É ÓTIMO!! PARABÉNS PROFESSORA ÉRICA CONTINUE POSTANDO ATIVIDADES!!

blogger disse...

Parabéns ficou,maravilhoso estas atividades

Beleza Produtiva disse...

Que atividades mais lindas e elaboradas. Adorei!!!! Muito obrigada por compartilhá-las. Um abraço amigo!

Anônimo disse...

Olá, parabéns pelo lindo trabalho!!Adorei!
obs .Com o que encapou as garrafas pet para o jogo?Abração.Profe Jacque

Érica Pizapio disse...

As garrafas peti não foram encapadas, mas pintadas com tinta. Abraços...

Juliano Rodrigues disse...

Parabéns!! Excelentes jogos!! Se desenvolver mais faça outro post. Agradeço as sugestões e irei utilizar algumas. Paz!

DEYSA LEIDEANE NUNES DE QUEIROZ disse...

estas atividades me ajudarão bastante no processo de afabetização dos meus alunos. parabéms, vc está nme ajudando muito.

Anônimo disse...

MARAVILHOSOS JOGOS VOU FAZER COM MEUS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

ANDRÉIA BA disse...

GOSTEI MUITO DOS JOGOS VAI ME AJUDAR NUMA OFICINA. MUITO SUCESSO VIU!! UM ABRAÇÃO!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...